Item 552.pdf - CÂMARA DOS DEPUTADOS - COMISSÃO ESPECIAL PARA APRECIAR E DAR PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 2.057, DE 1991 QUE INSTITUI O ESTATUTO DAS SOCIEDADES INDÍGENAS

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

BR .UNIFESSPA. IF-PI-552.pdf

Título

CÂMARA DOS DEPUTADOS - COMISSÃO ESPECIAL PARA APRECIAR E DAR PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 2.057, DE 1991 QUE INSTITUI O ESTATUTO DAS SOCIEDADES INDÍGENAS

Data(s)

  • 03 de abril de 1992 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 item: folha, papel, 04p.

Zona do contexto

Nome do produtor

(04/07/1953)

História biográfica

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etno-desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, etnicidade, grandes projetos na Amazônia, industrialização e fronteira. Através de organizações não-governamentais, nos últimos 20 anos vem prestando assessoria a grupos indígenas e ribeirinhos do sudeste do Pará, com vistas ao seu fortalecimento nas relações e negociações com grandes empresas estatais e privadas. Com essas pesquisas, desde 1975, sobre os indígenas da região Sul e Sudeste do Pará.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O documento trata dos trabalhos da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para analisar e dar parecer sobre o Projeto de Lei nº 2.057 de 1991, que institui o Estatuto das Sociedades Indígenas. Foram apresentados três Projetos de Lei para revisão da Lei nº 6.001/73, o primeiro pelos Deputados Aloízio Mercadante, Sidney de Miguel, Nelson Jobim, José Carlos Sabóia e Fábio Feldmann, coordenado pelo Núcleo de Direitos Indígenas (NDI); o segundo pelo Poder Executivo; e o terceiro pelo Deputado Tuga Angerami e outros, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

A Comissão, presidida pelo Deputado Domingos Juvenil e com a Deputada Teresa Jucá como relatora, iniciou seus trabalhos em março, ouvindo o antropólogo Roque de Barros Laraia e o Dr. Wagner Gonçalves em audiência pública. Gonçalves destacou a importância da definição de um termo limite, sugerindo 1934, para a reivindicação de direitos territoriais indígenas, e abordou questões sobre a mineração e a tutela dos índios, mencionando a necessidade de prever situações que protejam os índios de atos negociais prejudiciais.

Laraia enfatizou a necessidade de um espaço adequado para a convivência de diferentes grupos étnicos dentro de um Estado moderno, afirmando que essa deve ser a missão da comissão responsável pela legislação indigenista.

A Comissão planeja realizar outras audiências públicas e painéis temáticos sobre temas como princípios e definições, proteção ambiental, terras indígenas, mineração, educação, saúde e normas penais. Também está prevista a visita a áreas indígenas e a realização de estudos comparados de legislação. O NDI acompanhará os trabalhos e manterá as organizações indígenas informadas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.

Condiçoes de reprodução

Não existe restrição de reprodução.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Impresso.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

13/06/2024

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados