Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- Outubro de 1988 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Stuk
Omvang en medium
1 item: folha, papel, 21p.
Context
Naam van de archiefvormer
Biografie
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
O documento trata da exploração econômica da Amazônia, focando especialmente nas perspectivas para a região de Carajás, como parte do projeto "A Desordem Ecológica da Amazônia: Em Busca de uma Reciprocidade de Perspectivas na sua Análise e Levantamento". Coordenado por João Urbano Cagnin, o documento, datado de outubro de 1988, descreve a criação do Programa Grande Carajás (PGC) pelo Governo Federal no final de 1980, visando articular ações públicas para desenvolver a infraestrutura econômica e produtiva da região, utilizando incentivos fiscais e financeiros.
O PGC é administrado por um Conselho Interministerial composto por 11 ministros e os três governadores dos estados envolvidos, com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Presidência da República (SEPLAN/PR). A área abrangida pelo programa inclui parte dos estados do Pará, Maranhão e Goiás, somando 895.000 km², caracterizada como uma fronteira de ocupação econômica com abundantes recursos naturais, já integrada à rede de transportes inter-regional.
A infraestrutura regional inclui a Estrada de Ferro Carajás, operando desde 1985, várias rodovias asfaltadas, portos em Barcarena e São Luís, e a usina hidrelétrica de Tucuruí, que fornece energia para a região e exporta para o Nordeste. O documento também destaca os principais recursos minerais da região e a concentração de investimentos em infraestrutura básica e desenvolvimento industrial no sudeste do Pará e noroeste do Maranhão, favorecendo núcleos urbanos como Marabá, Imperatriz e Açailândia.
Além disso, discute a política de industrialização, focando inicialmente no segmento siderúrgico a carvão vegetal e considerando várias diretrizes e exigências para garantir a sustentabilidade dos projetos, como a reposição florestal e o uso de tecnologias apropriadas. O documento reconhece a necessidade de políticas nacionais eficientes para controlar o desmatamento e valorizar os produtos florestais, destacando a importância da criação de empregos na região e o impacto socioeconômico positivo esperado.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.
Voorwaarden voor reproductie
Não existe restrição de reprodução.
Taal van het materiaal
- Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Impresso.
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)
Status
Finale
Niveau van detaillering
Gedeeltelijk
Verwijdering van datering archiefvorming
02/08/2024
Taal (talen)
- Portugees
Schrift(en)
Bronnen
Aantekeningen van de archivaris
Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Digitaal object metadata
Bestandsnaam
273.pdf
Latitude
Longitude
mediatype
Tekst
Mime-type
application/pdf