Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2013-2019 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
≅ 0,13m de documentos textuais.
≅ 256 MB de documentos digitais.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a UNIFESSPA. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a UNIFESSPA já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a UNIFESSPA expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Esta série foi constituída em alusão aos 12 anos de fundação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), reunindo documentos históricos selecionados do Gabinete da Reitoria e registros fotográficos digitais da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UNIFESSPA, custodiados no Arquivo Central.
O acervo abrange desde registros do antigo campus da UFPA em Marabá até os primeiros anos de criação da UNIFESSPA, incluindo ofícios, memorandos e processos que retratam momentos fundamentais da instituição. Entre os temas documentados, destacam-se doações de terrenos, obras de infraestrutura, implantação de cursos e outros marcos relevantes que marcaram a trajetória da universidade em sua fase de transição e consolidação como instituição autônoma.
Dessa forma, o conjunto preserva a memória institucional por meio de documentos textuais e imagens, registrando a história e o desenvolvimento da UNIFESSPA.