Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 2013-2019 (Création/Production)
Niveau de description
Série
Étendue matérielle et support
≅ 0,13m de documentos textuais.
≅ 256 MB de documentos digitais.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a UNIFESSPA. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a UNIFESSPA já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a UNIFESSPA expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Esta série foi constituída em alusão aos 12 anos de fundação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), reunindo documentos históricos selecionados do Gabinete da Reitoria e registros fotográficos digitais da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UNIFESSPA, custodiados no Arquivo Central.
O acervo abrange desde registros do antigo campus da UFPA em Marabá até os primeiros anos de criação da UNIFESSPA, incluindo ofícios, memorandos e processos que retratam momentos fundamentais da instituição. Entre os temas documentados, destacam-se doações de terrenos, obras de infraestrutura, implantação de cursos e outros marcos relevantes que marcaram a trajetória da universidade em sua fase de transição e consolidação como instituição autônoma.
Dessa forma, o conjunto preserva a memória institucional por meio de documentos textuais e imagens, registrando a história e o desenvolvimento da UNIFESSPA.