Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa coletiva
Forma autorizada do nome
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Forma(s) paralela(s) de nome
- UNIFESSPA
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
6 de junho de 2013
Histórico
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a UNIFESSPA. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a UNIFESSPA já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a UNIFESSPA expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Locais
Marabá, Pará, Brasil.
Estado Legal
Órgão Público Federal, vinculada ao executivo.
funções, ocupações e atividades
Pesquisa, ensino e extensão.
Mandatos/Fontes de autoridade
Ato de criação: Lei nº 12.824, de 05 de junho de 2013
Estruturas internas/genealogia
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) possui uma estrutura interna organizada e complexa, composta por diversos órgãos e setores que atuam de forma integrada para garantir o cumprimento de suas funções acadêmicas, administrativas e de gestão. A estrutura é liderada pela Reitoria, que inclui o Reitor, a Vice-Reitora e o Chefe de Gabinete, responsáveis pela gestão geral da instituição e pela implementação de políticas acadêmicas e administrativas. A universidade conta com Conselhos Superiores, como o Conselho Universitário (CONSUN), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e o Conselho Superior de Administração (CONSAD), que atuam como órgãos de consulta, deliberação e normatização em questões acadêmicas e administrativas. As Pró-Reitorias desempenham papéis específicos, como a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), que gerencia os cursos de graduação; a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), que coordena atividades de pesquisa e inovação; a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), responsável por projetos de extensão e assistência estudantil; a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que cuida da gestão financeira e patrimonial; e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), que planeja políticas de gestão de recursos humanos.
A UNIFESSPA também possui Secretarias Especiais, como a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN), responsável pelo planejamento estratégico e gestão orçamentária, e a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), que coordena a construção e manutenção da infraestrutura física da universidade. Além disso, a instituição conta com Divisões Especiais, como a Divisão de Avaliação Institucional (DIAVI), que apoia a Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a Divisão de Processos Disciplinares (DIPROD), que conduz processos administrativos disciplinares. A universidade também dispõe de Órgãos Suplementares, como a Ouvidoria, que recebe e encaminha demandas da comunidade; a Assessoria de Comunicação (ASCOM), responsável pela divulgação institucional; o Centro de Biblioteca Universitária (CBIU), que gerencia as bibliotecas; e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), que promove a inclusão de alunos com deficiência.
As Unidades Acadêmicas da UNIFESSPA são organizadas em 11 institutos, cada um responsável por cursos de graduação e pós-graduação em áreas específicas do conhecimento. Entre eles, destacam-se o Instituto de Ciências Humanas (ICH), que oferece cursos como Ciências Sociais e Pedagogia; o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), com cursos de Engenharia Civil e Geologia; e o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), que oferece cursos como Medicina Veterinária e Zootecnia. A universidade também conta com outros órgãos importantes, como a Auditoria Interna (AUDIN), que avalia os controles internos, e a Procuradoria-Geral, que atua em questões jurídicas. O Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) é responsável pelo registro das atividades acadêmicas dos alunos, enquanto o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) oferece suporte em tecnologia da informação.
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Família
Estatuto
Revisto
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão ou eliminação
25/03/2025
Línguas e escritas
- português do Brasil