Área de identidad
Tipo de entidad
Entidad colectiva
Forma autorizada del nombre
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Forma(s) paralela(s) de nombre
- UNIFESSPA
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
6 de junho de 2013
Historia
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a UNIFESSPA. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a UNIFESSPA já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a UNIFESSPA expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Lugares
Marabá, Pará, Brasil.
Estatuto jurídico
Órgão Público Federal, vinculada ao executivo.
Funciones, ocupaciones y actividades
Pesquisa, ensino e extensão.
Mandatos/fuentes de autoridad
Ato de criação: Lei nº 12.824, de 05 de junho de 2013
Estructura/genealogía interna
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) possui uma estrutura interna organizada e complexa, composta por diversos órgãos e setores que atuam de forma integrada para garantir o cumprimento de suas funções acadêmicas, administrativas e de gestão. A estrutura é liderada pela Reitoria, que inclui o Reitor, a Vice-Reitora e o Chefe de Gabinete, responsáveis pela gestão geral da instituição e pela implementação de políticas acadêmicas e administrativas. A universidade conta com Conselhos Superiores, como o Conselho Universitário (CONSUN), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e o Conselho Superior de Administração (CONSAD), que atuam como órgãos de consulta, deliberação e normatização em questões acadêmicas e administrativas. As Pró-Reitorias desempenham papéis específicos, como a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), que gerencia os cursos de graduação; a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), que coordena atividades de pesquisa e inovação; a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), responsável por projetos de extensão e assistência estudantil; a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que cuida da gestão financeira e patrimonial; e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), que planeja políticas de gestão de recursos humanos.
A UNIFESSPA também possui Secretarias Especiais, como a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN), responsável pelo planejamento estratégico e gestão orçamentária, e a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), que coordena a construção e manutenção da infraestrutura física da universidade. Além disso, a instituição conta com Divisões Especiais, como a Divisão de Avaliação Institucional (DIAVI), que apoia a Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a Divisão de Processos Disciplinares (DIPROD), que conduz processos administrativos disciplinares. A universidade também dispõe de Órgãos Suplementares, como a Ouvidoria, que recebe e encaminha demandas da comunidade; a Assessoria de Comunicação (ASCOM), responsável pela divulgação institucional; o Centro de Biblioteca Universitária (CBIU), que gerencia as bibliotecas; e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), que promove a inclusão de alunos com deficiência.
As Unidades Acadêmicas da UNIFESSPA são organizadas em 11 institutos, cada um responsável por cursos de graduação e pós-graduação em áreas específicas do conhecimento. Entre eles, destacam-se o Instituto de Ciências Humanas (ICH), que oferece cursos como Ciências Sociais e Pedagogia; o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), com cursos de Engenharia Civil e Geologia; e o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), que oferece cursos como Medicina Veterinária e Zootecnia. A universidade também conta com outros órgãos importantes, como a Auditoria Interna (AUDIN), que avalia os controles internos, e a Procuradoria-Geral, que atua em questões jurídicas. O Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) é responsável pelo registro das atividades acadêmicas dos alunos, enquanto o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) oferece suporte em tecnologia da informação.
Contexto general
Área de relaciones
Área de puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Occupations
Área de control
Identificador de registro de autoridad
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Família
Estado de elaboración
Revisado
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación, revisión o eliminación
25/03/2025
Idioma(s)
- portugués de Brasil