Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1997 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Stuk
Omvang en medium
1 Item: folha, papel, 133p
Context
Naam van de archiefvormer
Biografie
Em 2012 publicou o livro - Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mbêngôkre (Kayapó) do Brasil Central, pela Edusp/FAPESP. Graduação em Latin American Studies (Ciência Política e Sociologia) - University of Essex (1974), mestrado em Latin American Studies (Sociologia e Antropologia) - University of Oxford (1976), e doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutoramento na Universidade de Cambridge 2000-2001, onde foi visiting scholar de King's College. Foi docente, de 1983 a 2014, do Departamento de Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo. É professora titular desde novembro de 2010 e atualmente colaboradora do PPGAS. Foi chefe do Departamento de Antropologia entre agosto de 2005 e fevereiro de 2008 e Diretora do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI) de 2009 a 2012. É parecerista do CNPq, da FAPESP e do Capes. É especialista em Etnologia Indígena, pesquisando principalmente os seguintes temas: organização social, parentesco, gênero, cosmologia, ritual, mitologia, linguagem e filosofia Ameríndia. Tem experiência na área de educação indígena e perícias judiciais e se interessa pela atual conjuntura política e econômica. Foi assessora e participante do curso de formação de professores bilingues Mebengokre em Mato Grosso de 1998 a 2009. Atualmente pesquisa parentesco e gênero enfocando os Mebengokre.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
O laudo aborda a perícia antropológica no Parque Indígena do Xingu, com foco nas áreas em litígio e na propriedade reivindicada pelos povos indígenas. São apresentadas duas perícias baseadas em documentos e análises detalhadas, que evidenciam a antiguidade da apropriação indígena nessas áreas. As perícias destacam a importância de compreender a visão histórica de cada povo indígena e a necessidade de considerar diferentes perspectivas na análise dos eventos. Além disso, o texto discute como o "progresso" tem impactado a posse coletiva dos povos indígenas, redefinindo-a como propriedade privada e alterando suas condições de vida. A linguagem jurídica e antropológica são contrastadas, mostrando a complexidade das questões territoriais e a importância do conhecimento científico na análise e interferência na realidade concreta.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social.
Voorwaarden voor reproductie
Não existe restrição de reprodução
Taal van het materiaal
- Braziliaans Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Impresso
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G).
Status
Finale
Niveau van detaillering
Gedeeltelijk
Verwijdering van datering archiefvorming
10/04/2024
Taal (talen)
- Braziliaans Portugees
Schrift(en)
Bronnen
Aantekeningen van de archivaris
Descrição feita por Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Digitaal object metadata
Bestandsnaam
588.pdf
Latitude
Longitude
mediatype
Tekst
Mime-type
application/pdf