Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1997 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
1 Item: folha, papel, 133p
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Em 2012 publicou o livro - Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mbêngôkre (Kayapó) do Brasil Central, pela Edusp/FAPESP. Graduação em Latin American Studies (Ciência Política e Sociologia) - University of Essex (1974), mestrado em Latin American Studies (Sociologia e Antropologia) - University of Oxford (1976), e doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutoramento na Universidade de Cambridge 2000-2001, onde foi visiting scholar de King's College. Foi docente, de 1983 a 2014, do Departamento de Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo. É professora titular desde novembro de 2010 e atualmente colaboradora do PPGAS. Foi chefe do Departamento de Antropologia entre agosto de 2005 e fevereiro de 2008 e Diretora do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI) de 2009 a 2012. É parecerista do CNPq, da FAPESP e do Capes. É especialista em Etnologia Indígena, pesquisando principalmente os seguintes temas: organização social, parentesco, gênero, cosmologia, ritual, mitologia, linguagem e filosofia Ameríndia. Tem experiência na área de educação indígena e perícias judiciais e se interessa pela atual conjuntura política e econômica. Foi assessora e participante do curso de formação de professores bilingues Mebengokre em Mato Grosso de 1998 a 2009. Atualmente pesquisa parentesco e gênero enfocando os Mebengokre.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O laudo aborda a perícia antropológica no Parque Indígena do Xingu, com foco nas áreas em litígio e na propriedade reivindicada pelos povos indígenas. São apresentadas duas perícias baseadas em documentos e análises detalhadas, que evidenciam a antiguidade da apropriação indígena nessas áreas. As perícias destacam a importância de compreender a visão histórica de cada povo indígena e a necessidade de considerar diferentes perspectivas na análise dos eventos. Além disso, o texto discute como o "progresso" tem impactado a posse coletiva dos povos indígenas, redefinindo-a como propriedade privada e alterando suas condições de vida. A linguagem jurídica e antropológica são contrastadas, mostrando a complexidade das questões territoriais e a importância do conhecimento científico na análise e interferência na realidade concreta.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social.
Condiçoes de reprodução
Não existe restrição de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Impresso
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G).
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
10/04/2024
Línguas e escritas
- português do Brasil
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição feita por Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
588.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
application/pdf