Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- S/D (Creation)
Level of description
Item
Extent and medium
1 item: folha, papel, 01p.
Context area
Name of creator
Biographical history
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etno-desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, etnicidade, grandes projetos na Amazônia, industrialização e fronteira. Através de organizações não-governamentais, nos últimos 20 anos vem prestando assessoria a grupos indígenas e ribeirinhos do sudeste do Pará, com vistas ao seu fortalecimento nas relações e negociações com grandes empresas estatais e privadas. Com essas pesquisas, desde 1975, sobre os indígenas da região Sul e Sudeste do Pará.
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
O texto apresentado é uma oração ou poema intitulado "PAI NOSSO DO SERINGUEIRO", escrita por Jaime da Silva Araújo. A obra é uma adaptação do Pai Nosso, uma oração cristã, mas com elementos que refletem a vida dos seringueiros na selva. A oração invoca a seringueira, um elemento central da vida e sustento das famílias, pedindo que seus dias se multipliquem e que o leite da borracha venha a eles. Pede também que a vontade dos seringueiros seja feita, tanto na prensa como na caixa, referindo-se provavelmente ao processo de extração e comercialização da borracha.
O seringueiro expressa a necessidade de sustento diário para as famílias e perdoa a ingratidão, assim como perdoa as maldades do patrão, possivelmente referindo-se a maus-tratos ou exploração por parte dos proprietários ou gerentes das seringais. Além disso, pede ajuda para se defender das garras do regatão, que pode ser interpretado como um comerciante ou intermediário que explora ou paga preços injustos pelos produtos dos seringueiros.
A oração termina com um "Amém", como é costume nas orações cristãs. O texto é uma expressão poética da vida e dos desejos dos seringueiros, refletindo suas lutas diárias, sua dependência da natureza e sua busca por justiça e sustento em meio a desafios sociais e econômicos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.
Conditions governing reproduction
Não existe restrição de reprodução.
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Impresso.
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)
Status
Final
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
12/06/2024
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Digital object metadata
Filename
313.pdf
Latitude
Longitude
Media type
Text
Mime-type
application/pdf