Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 23 de julho de 1986 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
1 item: folha, papel, 03p.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etno-desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, etnicidade, grandes projetos na Amazônia, industrialização e fronteira. Através de organizações não-governamentais, nos últimos 20 anos vem prestando assessoria a grupos indígenas e ribeirinhos do sudeste do Pará, com vistas ao seu fortalecimento nas relações e negociações com grandes empresas estatais e privadas. Com essas pesquisas, desde 1975, sobre os indígenas da região Sul e Sudeste do Pará.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O documento relata as deliberações e denúncias feitas pelos seringueiros dos municípios de Itamarati, Carauari e Jutaí, durante um encontro realizado em julho de 1986. O texto aborda os graves problemas enfrentados por esses trabalhadores, incluindo a exploração violenta e a sujeição imposta por patrões, regatões e madeireiros. Os seringueiros denunciam que, ao invés de serem beneficiados pelo Plano de Congelamento de Preços do Governo, são ainda mais prejudicados, com a desvalorização da borracha e roubos sistemáticos por comerciantes, como exemplificado pelo caso do madeireiro Nuno Mafra.
Além disso, o documento critica a atuação ineficaz da SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) que, ao invés de prestar os devidos atendimentos, se envolve em atividades ilícitas como pesca predatória e venda de cachaça. A questão da segurança é levantada com a denúncia de expulsões arbitrárias dos seringueiros de suas terras e invasões de lagos que comprometem a sobrevivência dos moradores locais. O texto também aponta que os órgãos governamentais, que deveriam apoiar os seringueiros, acabam beneficiando os seringalistas e atravessadores.
Diante deste cenário de exploração, injustiças e insegurança, os seringueiros aprovam uma série de propostas, incluindo a desapropriação dos seringais e a regularização das terras em favor dos trabalhadores, a isenção de pagamento de renda onde os patrões não possuem titulação legal e a fixação de um preço mínimo para a borracha. Também se discute a necessidade de melhor fiscalização e preservação ambiental, combate à pesca predatória e o controle sobre a venda de medicamentos e insumos pelos patrões.
Em suma, o documento é um registro das reivindicações e lutas dos seringueiros para garantir seus direitos e melhorar suas condições de vida, destacando a importância da organização coletiva na defesa de seus interesses frente à exploração e negligência por parte das autoridades e patrões.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.
Condiçoes de reprodução
Não existe restrição de reprodução.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
12/06/2024
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
307.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
application/pdf