Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- JANEIRO DE 1985 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Stuk
Omvang en medium
1 item: folha, papel,55p
Context
Naam van de archiefvormer
Biografie
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etno-desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, etnicidade, grandes projetos na Amazônia, industrialização e fronteira. Através de organizações não-governamentais, nos últimos 20 anos vem prestando assessoria a grupos indígenas e ribeirinhos do sudeste do Pará, com vistas ao seu fortalecimento nas relações e negociações com grandes empresas estatais e privadas. Com essas pesquisas, desde 1975, sobre os indígenas da região Sul e Sudeste do Pará.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
O documento examina as transformações sociais, econômicas e urbanas na cidade de Macaé, Rio de Janeiro, decorrentes da instalação do complexo de exploração petrolífera na Bacia de Campos pela Petrobrás a partir da década de 1970. Inicialmente, descreve como Macaé, uma cidade até então de porte médio e economia tradicional, foi subitamente impactada pelo rápido crescimento populacional e econômico impulsionado pelo "boom" do petróleo. Esse processo gerou profundas mudanças na vida local, incluindo a marginalização de antigos residentes, o aumento da criminalidade, a formação de favelas e a sobrecarga da infraestrutura urbana. O texto também aborda o conflito entre o progresso industrial e as tradições locais, mencionando a perda de espaços culturais e a resistência da população a algumas iniciativas industriais. Além disso, discute o impacto psicológico e social nas pessoas envolvidas diretamente na indústria petrolífera, incluindo as difíceis condições de trabalho nas plataformas e a alta rotatividade da mão-de-obra. Por fim, o documento reflete sobre a dívida social da Petrobrás com a cidade e a formação de uma nova identidade social e sindical entre os trabalhadores locais, destacando o papel da empresa estatal na remodelação da estrutura econômica e social de Macaé.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.
Voorwaarden voor reproductie
Não existe restrição de reprodução.
Taal van het materiaal
- Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Impresso.
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)
Status
Finale
Niveau van detaillering
Gedeeltelijk
Verwijdering van datering archiefvorming
22/08/2024
Taal (talen)
- Portugees
Schrift(en)
Bronnen
Aantekeningen van de archivaris
Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.
Digitaal object metadata
Bestandsnaam
293.pdf
Latitude
Longitude
mediatype
Tekst
Mime-type
application/pdf