Stuk 292.pdf - Subsídios ao Plano Nacional de Reforma Agrária

Open original Digitaal object

Identificatie

referentie code

BR .UNIFESSPA. IF-CA-292.pdf

Titel

Subsídios ao Plano Nacional de Reforma Agrária

Datum(s)

  • 19 de abril 1985 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Stuk

Omvang en medium

1 Item: folha, papel, 15p

Context

Naam van de archiefvormer

(04/07/1953)

Biografie

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etno-desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, etnicidade, grandes projetos na Amazônia, industrialização e fronteira. Através de organizações não-governamentais, nos últimos 20 anos vem prestando assessoria a grupos indígenas e ribeirinhos do sudeste do Pará, com vistas ao seu fortalecimento nas relações e negociações com grandes empresas estatais e privadas. Com essas pesquisas, desde 1975, sobre os indígenas da região Sul e Sudeste do Pará.

Geschiedenis van het archief

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

O documento em questão é um relatório elaborado pelo Grupo de Terras Indígenas (GTI), que fornece subsídios ao Plano Nacional de Reforma Agrária. O GTI foi criado para revisar o Decreto 88.118, de 23 de fevereiro de 1983, e sua aplicabilidade nas circunstâncias atuais, a fim de criar áreas indígenas, dimensionar a extensão dessas terras, e evitar sobreposições de títulos e competências. O documento destaca a necessidade de métodos de controle regulares para proteger os direitos dos grupos indígenas, além de estabelecer critérios para mapear ocupantes não indígenas e invasões em áreas indígenas para minimizar conflitos agrários.

O relatório aborda ainda formas de agilizar e democratizar o processo técnico-administrativo e político de demarcação de terras indígenas, devido à burocracia excessiva do Decreto 88.118/83 e à necessidade de acelerar o processo de demarcação, que nos dois anos de vigência do decreto resultou na demarcação de apenas 9 das 48 áreas propostas. O GTI também recomenda a criação de um Grupo de Trabalho Permanente (FUNAI/INCRA) como instância centralizadora e decisória para a delimitação, demarcação e homologação das áreas indígenas.

O documento inclui uma análise crítica do sistema atual, destaca a importância da participação dos representantes indígenas no processo de decisão e apresenta sugestões para melhorar a eficácia da demarcação de terras, incluindo a criação de um canal permanente de participação orgânica de representantes indígenas e de entidades relevantes. Ele também reconhece a necessidade de resolver problemas sociais concretos associados à remoção e reassentamento de ocupantes não indígenas.

Ao final, o relatório sugere a revogação do Decreto 88.118/83 e a implementação de uma nova estrutura que centralize e agilize o processo de demarcação, com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social.

Voorwaarden voor reproductie

Não existem restrições de reprodução.

Taal van het materiaal

  • Portugees

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Datilografado.

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G).

Status

Finale

Niveau van detaillering

Gedeeltelijk

Verwijdering van datering archiefvorming

21/06/2024

Taal (talen)

  • Portugees

Schrift(en)

Bronnen

Aantekeningen van de archivaris

Descrição feita por Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.

Digitaal object (Master) rights area

Digitaal object (Referentie) rights area

Digitaal object (Thumbnail) rights area

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places