Unidad documental simple Obstáculos ao desenvolvimento da agricultura capitalista - 272.pdf

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

BR .UNIFESSPA. IF-AC-Obstáculos ao desenvolvimento da agricultura capitalista

Título

272.pdf

Fecha(s)

  • S/D (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

1 item: folha, papel,24p

Área de contexto

Nombre del productor

(1943)

Historia biográfica

Susan Louise Mann (nascida em 1943) é uma historiadora americana especializada na história da China, mais conhecida por seu trabalho sobre a dinastia Qing e o papel das mulheres e do gênero na história chinesa. Ela foi professora de História na Universidade da Califórnia, Davis, de 1989 até sua aposentadoria em 2010.

Seu livro de 1997, "Precious Records: Women in China's Long Eighteenth Century," ganhou o Prêmio Joseph Levenson na categoria China pré-século XX. A American Historical Association concedeu o Fairbank Prize para o melhor livro na história do Leste Asiático pelo seu livro "The Talented Women of the Zhang Family" (2007). Ao conferir este prêmio, a Associação Histórica destacou que ambos os livros foram "intervenções inovadoras," elogiando o primeiro por reconhecer a importante influência das mulheres chinesas de elite e o último por explorar o significado de ambientes sociais do mesmo sexo para ambos os gêneros na sociedade chinesa de elite, acrescentando que ambos "demonstraram brilhantemente como colocar as mulheres e o gênero no centro da investigação muda nossa visão geral da história chinesa."

Susan Mann foi presidente da Associação de Estudos Asiáticos em 2000 e é membro da Academia Americana de Artes e Ciências desde 2013.

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O documento examina as razões que explicam a manutenção e persistência das unidades de trabalho familiar no setor agrícola dos países capitalistas avançados, destacando alguns obstáculos ao desenvolvimento da agricultura capitalista. A persistência dessas unidades questiona a teoria de Marx sobre a natureza transicional da pequena produção de mercadorias e, consequentemente, o marxismo é geralmente considerado insuficiente para justificar a viabilidade da produção familiar. Duas teorias comuns para explicar esse fenômeno também são investigadas, mas consideradas inadequadas. O artigo sugere que uma análise aprofundada da obra de Marx revela como a peculiaridade do processo produtivo em certas esferas da agricultura é incompatível com as exigências da produção capitalista, tornando essas esferas desinteressantes para a produção capitalista. Discute-se as implicações da distinção entre tempo de produção e tempo de trabalho no desenvolvimento da agricultura capitalista, mostrando que as diferenças entre esses tempos têm um efeito adverso na taxa de lucro, no uso eficiente do capital e no funcionamento dos processos de circulação e realização. Conclui-se que a razão para a manutenção das unidades familiares na agricultura não deve ser buscada na capacidade de auto-exploração do trabalho familiar ou na aplicação da tecnologia, mas na lógica e natureza do próprio capitalismo. A sobrevivência de unidades de produção não-capitalistas no capitalismo avançado desafia a teoria de Marx sobre a universalidade do capitalismo, mostrando que a lógica do desenvolvimento capitalista não eliminou completamente as formas pré-capitalistas de organização econômica e social. O artigo argumenta que a persistência dessas unidades é melhor explicada pelas categorias marxistas, em vez de refutar a análise de Marx sobre o desenvolvimento capitalista.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

O documento não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social. Não existe restrição de reprodução.

Condiciones

Não existe restrição de reprodução.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Datilografado.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G)

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

29/07/2024

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Descrição feita Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados