Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 09/05/2014 (Création/Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
1 Item: folha, papel, 09p
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a UNIFESSPA. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a UNIFESSPA já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a UNIFESSPA expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O documento destaca a importância da UNIFESSPA para a região, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino superior e ao desenvolvimento socioeconômico local. Ele menciona a criação de novos cursos em diversos campi da universidade, como Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, além de pedir a liberação de recursos financeiros para a construção de infraestrutura necessária, como prédios multiuso, laboratórios, e um hospital veterinário.
As solicitações presentes no processo refletem o esforço conjunto de lideranças locais e do governo federal para garantir que a UNIFESSPA pudesse atender às demandas educacionais da região. A oferta de novos cursos e a construção de infraestrutura eram vistas como essenciais para o desenvolvimento da universidade e para a formação de profissionais qualificados que pudessem contribuir para o crescimento econômico e social da região.
Além disso, o documento evidencia a importância da UNIFESSPA como uma instituição estratégica para a interiorização do ensino superior no Brasil, um dos objetivos do governo federal na época. A universidade não apenas ampliou o acesso à educação, mas também se tornou um polo de pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Document numérique - métadonnées
Nom du fichier
23479.000537.2014.62.pdf
Latitude
Longitude
Type de support
Texte
Type MIME
application/pdf