Item 535.pdf - TERMO DE REFERÊNCIA: Para elaboração do Estudo de impacto Ambiental e o respectivo Relatório de impacto Ambiental - EIA/RIMA

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

BR .UNIFESSPA. IF-SUDAM-535.pdf

Título

TERMO DE REFERÊNCIA: Para elaboração do Estudo de impacto Ambiental e o respectivo Relatório de impacto Ambiental - EIA/RIMA

Data(s)

  • Julho de 2004 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 Item: folha, papel, 22p

Zona do contexto

Nome do produtor

(22 de fevereiro de 1989)

História administrativa

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, criada pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989. Sua função principal é executar a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela Lei nº 6.938 de 1981, atuando na preservação e conservação dos recursos naturais e concedendo licenças ambientais.

O IBAMA foi formado pela fusão de quatro entidades: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1990, a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República (SEMAM) foi criada, e o IBAMA tornou-se seu órgão gerenciador. Em 1992, após a Rio-92, foi criado o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao qual o IBAMA está vinculado.

Em 2007, a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) retirou do IBAMA a gestão das unidades de conservação nacionais.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), criado em 1967, foi extinto em 1989, e suas funções foram transferidas para o IBAMA.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O documento é uma minuta do termo de referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Gasoduto Meio Norte, desenvolvido pela Transportadora S. A. e supervisionado pelo IBAMA. O objetivo principal é determinar a abrangência, procedimentos e critérios para esses estudos, que irão subsidiar a Licença Prévia para a implantação do gasoduto.

Os procedimentos para o licenciamento ambiental incluem a elaboração do EIA/RIMA, audiências públicas e o cumprimento da legislação ambiental vigente. A metodologia deve integrar análises dos meios físico, biótico e socioeconômico da região.

O EIA deve detalhar a identificação do empreendedor, caracterização e histórico do empreendimento, justificativas técnicas, econômicas, sociais, locacionais e ambientais, além da descrição técnica do empreendimento. Devem ser consideradas as interações ambientais, especificações de segurança e manutenção.

O RIMA, por sua vez, deve refletir as conclusões do EIA de maneira objetiva e acessível ao público leigo, com uso de recursos visuais como mapas e gráficos, sem a necessidade de glossário ou linguagem técnica.

Ambos os estudos devem abordar a identificação e avaliação dos impactos ambientais, apresentando medidas mitigadoras e compensatórias. As informações devem ser claras, coerentes e baseadas em métodos consagrados na literatura.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O recorte não possui restrições de acesso, podendo ser consultado por qualquer usuário. Tendo o acesso disponível online e presencialmente por meio de agendamento no laboratório de cartografia social.

Condiçoes de reprodução

Não existem restrições de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Impresso.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Norma Geral e Internacional de Descrição Arquivistica-ISAD (G).

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

10/06/2024

Línguas e escritas

  • português do Brasil

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição feita por Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA.

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados