Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
- Eletronorte
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
Criada em 20 de junho de 1973
History
Criada em 20 de junho de 1973, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. tem feito parte de momentos importantes da história do Setor Elétrico brasileiro. Durante décadas a Eletrobras Eletronorte atendeu os chamados sistemas isolados, com o compromisso de levar energia a milhares de brasileiros de regiões ainda não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional – SIN. A sua história vem desde 1969 quando o Comitê Coordenador de Estudos Energéticos da Amazônia – Eneram e o Comitê Coordenador de Estudos Energéticos da Região Nordeste – Enenorde começaram os estudos de trechos de rios que seriam inventariados. Consciente do seu papel junto à região amazônica e seus povos, a Eletrobras Eletronorte se orgulha da sua atuação social, ambiental e como geradora e transmissora de energia.
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
Além das hidrelétricas Tucuruí e Coaracy Nunes, o parque gerador da Empresa conta ainda com duas hidrelétricas: Samuel (RO) e Curuá-Una (PA), além de parques termelétricos em Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. Com uma capacidade de geração instalada de 9.049,95 MW, opera mais de onze mil quilômetros de linhas de transmissão e 57 subestações para levar energia elétrica a todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional.
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
General context
Relationships area
Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Revised
Level of detail
Full
Dates of creation, revision and deletion
13/01/2022
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
Maintenance notes
Descrição feita por Layla Tamires Silva Vale discente do curso de Ciências Sociais e Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do arquivo central da UNIFESSPA.