Eerste contactpersoon
Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, s/n. Bairro: Nova Marabá- Marabá-PA
Marabá, Pará
BR 68507-590
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
A Unifesspa foi criada por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei nº12.824/2013, em vigor a partir de 6 de junho daquele mesmo ano. Com a criação da nova IES, sediada em Marabá, o então campus de Marabá da UFPA passou a integrar a Unifesspa. Nesse mesmo ordenamento jurídico, além do campus de Marabá, foram criados também os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Assim, a Unifesspa já nasceu multicampi. No ano seguinte à sua criação, a Unifesspa expandiu de 13 para 30 seu número de cursos de graduação, acrescentando ao seu portifólio 11 bacharelados e 6 Licenciaturas. Com a criação dos novos cursos em 2014, os campi denominados ‘fora de sede’ iniciaram suas atividades acadêmicas; em Santana do Araguaia foi implantado o curso de Matemática e no Campus de
São Félix do Xingu o curso de Letras Língua Portuguesa; no campus de Xinguara foi criado o curso de História, todos Licenciaturas.
Desde sua criação em 2013, a Unifesspa vem contribuindo com o desenvolvimento local e regional, através da oferta de um ensino superior de qualidade, na perspectiva da educação inclusiva e gratuita, interligada à pesquisa em diversas áreas do saber e à extensão universitária. Com o propósito de ser uma universidade inclusiva e de excelência na produção e difusão de conhecimentos de caráter filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico. Atualmente, a Unifesspa conta com mais de 40 cursos de graduação presenciais, distribuídos nos cinco campi, e diversas turmas especiais em municípios paraenses, localizados de forma estratégica para atender as demandas da região. Dessa forma, contribuindo no desenvolvimento social, tecnológico e científico da região sudeste do Pará.
Ato de criação: Lei nº 12.824, de 05 de junho de 2013
Natureza Jurídica: Autarquia de Regime Especial
Principal Atividade: Ensino, pesquisa e extensão
A estrutura organizacional da Unifesspa é composta pelos Conselhos Superiores, Reitoria, Pró-Reitorias, Secretarias Especiais, Divisões Especiais, Órgãos Suplementares e Unidades Acadêmicas.
A UNIFESSPA possui política de gestão de documentos própria e tem seus acervos constituídos por recolhimento, transferência e doação.
A UNIFESSPA possui a sua estrutura física, na unidade III, com um bloco central constituído de cinco pavimentos destinados para salas de aulas e áreas administrativas, incluindo o Arquivo Central, com a capacidade para 150m².
-Possui acervo provenientes do antigo campus da UFPA em Marabá e da atual UNIFESSPA com recorte de 2004-2021, em formato textual e digital.
-Acervo proveniente do acordo entre a universidade e o Poder Judiciário do Estado, com recorte de 1929- 1989, em formato textual.
-Coleção proveniente de doação entre a universidade e a antropóloga Iara Ferraz. ( o recorte ) em formato textual e iconográfico.
Em elaboração.
De segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h, exceto nos feriados nacionais, estaduais e municipais.
Para a consulta dos acervos da universidade o usuário deve seguir as normas das diferentes administrações responsáveis por cada acervo.
A universidade possui instalações adaptadas para pessoas com deficiência: rampas, banheiros e salas de aula. O acesso a cidade universitária, campus III, pode ser por meio do transporte público municipal e o ônibus fornecido pela própria instituição que liga o campus I ao III.
O usuário pode ter acesso as salas de pesquisa localizada no Arquivo Central e no Centro de Referência em Memória e História do Sul e Sudeste do Pará.
Atendimento a distância: correio eletrônico, plataformas de acesso
A cidade universitária possui auditório para a realização de eventos, espaço para exposição, lanchonete, restaurante e acesso a internet.
BR. PA. MB. UNIFESSPA
BR. PA. MB. UNIFESSPA
Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico- ISDIAH.
Concept
Gedeeltelijk
Criação:14/09/2021
Autores: Layla Tamires Silva Vale e Tássio Mequeias Moreira Fernandes.