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- 28/04/2013 (Création/Production)
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Étendue matérielle et support
1 Item: folha, papel, 33p
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Histoire administrative
Universidade do Pará foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.
Decorridos mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi solenemente instalada em sessão presidida pelo Presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, em 31 de janeiro de 1959. Sua instalação foi um ato meramente simbólico, isso porque o Decreto nº 42.427 já aprovara, em 12 de outubro de 1957, o primeiro Estatuto da Universidade que definia a orientação da política educacional da Instituição e, desde 28 de novembro do mesmo ano, já estava em exercício o primeiro reitor, Mário Braga Henriques (nov. 1957 a dez. 1960).
Em 19 de dezembro de 1960, tomou posse José Rodrigues da Silveira Netto, que ocupou a Reitoria durante oito anos e meio (dez. 1960 a jul. 1969).
A primeira reforma estatutária da Universidade aconteceu em setembro de 1963, quando foi publicado o novo Estatuto no Diário Oficial da União.
Dois meses após a reforma estatutária, a Universidade foi reestruturada pela Lei nº 4.283, de 18 de novembro de 1963. Nesse período, foram implantados novos cursos e novas atividades básicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e, também, o aperfeiçoamento das atividades-fim da Instituição.
Uma nova reestruturação da Universidade foi tentada, em 1968, com um plano apresentado ao Conselho Federal de Educação. Do final de 1968 ao início de 1969, uma série de diplomas legais, destacando-se as Leis nº 5.539 e 5.540/68, estabeleceu novos critérios para o funcionamento das Universidades.
De julho de 1969 a junho de 1973, o Reitor foi Aloysio da Costa Chaves, período em que o Decreto nº 65.880, de 16 dezembro de 1969, aprovou o novo plano de reestruturação da Universidade Federal do Pará. Um dos elementos essenciais desse plano foi a criação dos Centros, com a extinção das Faculdades existentes, e a definição das funções dos Departamentos.
Em 2 de setembro de 1970, o Conselho Federal de Educação aprovou o Regimento Geral da Universidade Federal do Pará, através da Portaria nº 1.307/70. Uma revisão regimental foi procedida em 1976/1977, visando atender disposições legais supervenientes, o que gerou um novo Regimento, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação através do Parecer nº 1.854/77 e publicado no Diário Oficial do Estado em 18 de julho de 1978.
Clóvis Cunha da Gama Malcher tomou posse em julho de 1973 (jul. 1973 a jun. 1977), seguido por Aracy Amazonas Barretto (jul. 1977 a jun. 1981) e Daniel Queima Coelho de Souza ( jul. 1981 a jun. 1985). No exercício de 1985, o Regimento da Reitoria foi reformulado, após aprovação da Resolução nº 549, do Conselho Universitário, em 9 de dezembro de 1985, passando a vigorar até a presente data.
José Seixas Lourenço ocupou a Reitoria no período de julho de 1985 a junho de 1989, Nilson Pinto de Oliveira, de julho de 1989 a junho de 1993, Marcos Ximenes Ponte, de julho de 1993 a junho de 1997, e Cristovam Wanderley Picanço Diniz, de julho de 1997 a junho de 2001. Nos quadriênios de 2001/2005 e 2005/2009 o reitor foi o prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello. Nos períodos de 2009 a 2013 e 2013 a 2016 foi reitor o prof. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Seu segundo mandato foi interrompido em 17/05/2016 quando então renunciou para concorrer a cargo eletivo de prefeito do município de Belem. No curto período de 17/05/2016 a 05/10/2016 o vice-Reitor Horacio Schneider exerceu interinamente o cargo de Reitor da UFPA. O atual Reitor é o Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, eleito para o quadriênio 2016-2020.
Histoire archivistique
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memorando da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Marabá, datado de 28 de fevereiro de 2013, que encaminha uma proposta de curso de pós-graduação lato sensu intitulado "Abordagens culturalistas: saberes, identidades e diferença cultural na (da) Amazônia". O curso, coordenado pela Professora Eliane Pereira Machado Soares, foi submetido à Comissão de Pesquisa do Conselho do Campus Universitário de Marabá para avaliação e aprovação. O memorando solicita que a Comissão examine a documentação e indique um relator para apresentar um parecer na próxima reunião ordinária do Conselho, marcada para 26 de março de 2013.
O documento reflete o contexto histórico e a memória da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que, na época, ainda era um campus avançado da UFPA. A criação do Campus Universitário de Marabá em 1986 e sua implantação em 1987 fazem parte de um processo mais amplo de interiorização da UFPA, que buscava democratizar o acesso ao ensino superior e à formação de professores no interior do Pará, especialmente em regiões distantes da capital, Belém. O curso de Letras, pioneiro no campus, teve sua primeira turma em 1987 e foi fundamental para a consolidação do campus, contribuindo para a formação de profissionais críticos e comprometidos com a transformação social.
A proposta do curso de pós-graduação "Abordagens culturalistas" está alinhada com a missão histórica da UFPA e, posteriormente, da Unifesspa, de promover a educação e a pesquisa em regiões com graves problemas socioeconômicos, como o sudeste do Pará. O curso visa proporcionar espaços de reflexão e produção de conhecimento sobre a Amazônia, com foco na formação de educadores e outros profissionais que atuam na região. Ele aborda temas como identidade cultural, diversidade, estudos culturais e pós-coloniais, e busca ampliar o debate sobre a produção literária e cultural na Pan-Amazônia.
O documento também destaca a importância da Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL), criada em 2007, como parte do processo de consolidação acadêmica do campus. A FAEL tem como princípios a valorização da pluralidade étnica, cultural, linguística e biológica, e busca formar profissionais capazes de intervir criticamente na realidade local. A proposta do curso de pós-graduação reflete essa visão, ao propor uma formação transdisciplinar que integra diferentes áreas do conhecimento, como Letras, Ciências Humanas, Antropologia, Sociologia e História.
Além disso, o documento menciona a infraestrutura disponível no campus, como salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e recursos audiovisuais, que seriam utilizados para o desenvolvimento do curso. A proposta também prevê atividades complementares, como pesquisas de campo, visitas a comunidades e órgãos gestores da cultura e da educação, e a realização de jornadas acadêmicas para apresentação de projetos e resultados de pesquisa.
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