Item memorando_n__084.2013-CAMAR.SEC.pdf - Projeto Pedagógico de Licenciatura em Educação do Campo

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Código de referência

BR .UNIFESSPA. AC-UNIFESSPA XII-memorando_n__084.2013-CAMAR.SEC.pdf

Título

Projeto Pedagógico de Licenciatura em Educação do Campo

Data(s)

  • 14/03/2013 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 Item: folha, papel, 01p

Zona do contexto

Nome do produtor

(2 de julho de 1957)

História administrativa

Universidade do Pará foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Decorridos mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi solenemente instalada em sessão presidida pelo Presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, em 31 de janeiro de 1959. Sua instalação foi um ato meramente simbólico, isso porque o Decreto nº 42.427 já aprovara, em 12 de outubro de 1957, o primeiro Estatuto da Universidade que definia a orientação da política educacional da Instituição e, desde 28 de novembro do mesmo ano, já estava em exercício o primeiro reitor, Mário Braga Henriques (nov. 1957 a dez. 1960).

Em 19 de dezembro de 1960, tomou posse José Rodrigues da Silveira Netto, que ocupou a Reitoria durante oito anos e meio (dez. 1960 a jul. 1969).

A primeira reforma estatutária da Universidade aconteceu em setembro de 1963, quando foi publicado o novo Estatuto no Diário Oficial da União.

Dois meses após a reforma estatutária, a Universidade foi reestruturada pela Lei nº 4.283, de 18 de novembro de 1963. Nesse período, foram implantados novos cursos e novas atividades básicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e, também, o aperfeiçoamento das atividades-fim da Instituição.

Uma nova reestruturação da Universidade foi tentada, em 1968, com um plano apresentado ao Conselho Federal de Educação. Do final de 1968 ao início de 1969, uma série de diplomas legais, destacando-se as Leis nº 5.539 e 5.540/68, estabeleceu novos critérios para o funcionamento das Universidades.

De julho de 1969 a junho de 1973, o Reitor foi Aloysio da Costa Chaves, período em que o Decreto nº 65.880, de 16 dezembro de 1969, aprovou o novo plano de reestruturação da Universidade Federal do Pará. Um dos elementos essenciais desse plano foi a criação dos Centros, com a extinção das Faculdades existentes, e a definição das funções dos Departamentos.

Em 2 de setembro de 1970, o Conselho Federal de Educação aprovou o Regimento Geral da Universidade Federal do Pará, através da Portaria nº 1.307/70. Uma revisão regimental foi procedida em 1976/1977, visando atender disposições legais supervenientes, o que gerou um novo Regimento, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação através do Parecer nº 1.854/77 e publicado no Diário Oficial do Estado em 18 de julho de 1978.

Clóvis Cunha da Gama Malcher tomou posse em julho de 1973 (jul. 1973 a jun. 1977), seguido por Aracy Amazonas Barretto (jul. 1977 a jun. 1981) e Daniel Queima Coelho de Souza ( jul. 1981 a jun. 1985). No exercício de 1985, o Regimento da Reitoria foi reformulado, após aprovação da Resolução nº 549, do Conselho Universitário, em 9 de dezembro de 1985, passando a vigorar até a presente data.

José Seixas Lourenço ocupou a Reitoria no período de julho de 1985 a junho de 1989, Nilson Pinto de Oliveira, de julho de 1989 a junho de 1993, Marcos Ximenes Ponte, de julho de 1993 a junho de 1997, e Cristovam Wanderley Picanço Diniz, de julho de 1997 a junho de 2001. Nos quadriênios de 2001/2005 e 2005/2009 o reitor foi o prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello. Nos períodos de 2009 a 2013 e 2013 a 2016 foi reitor o prof. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Seu segundo mandato foi interrompido em 17/05/2016 quando então renunciou para concorrer a cargo eletivo de prefeito do município de Belem. No curto período de 17/05/2016 a 05/10/2016 o vice-Reitor Horacio Schneider exerceu interinamente o cargo de Reitor da UFPA. O atual Reitor é o Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, eleito para o quadriênio 2016-2020.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Memorando da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Marabá, datado de 14 de março de 2013, que encaminha a solicitação de aprovação do Projeto Pedagógico de Licenciatura em Educação do Campo à Comissão de Ensino do Conselho do Campus Universitário de Marabá. O memorando é assinado pela Profa. Dra. Hildete Pereira dos Anjos, coordenadora do campus, e solicita que a Comissão examine a documentação e indique um relator para apresentar um parecer na próxima reunião ordinária do Conselho, marcada para 26 de março de 2013. O documento reflete o contexto histórico e a memória da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que, na época, ainda era um campus avançado da UFPA.

O Projeto Pedagógico de Licenciatura em Educação do Campo é uma iniciativa que busca atender às demandas educacionais específicas das populações rurais, especialmente no contexto amazônico, onde a educação formal muitas vezes não chega de forma adequada às comunidades do campo. Esse projeto está alinhado com a missão histórica da UFPA e, posteriormente, da Unifesspa, de promover a interiorização do ensino superior e a democratização do acesso à educação, especialmente em regiões marcadas por desigualdades sociais e geográficas, como o sudeste do Pará. A criação de um curso de Licenciatura em Educação do Campo reflete o compromisso da universidade com a formação de professores capazes de atuar em contextos rurais, valorizando os saberes locais e promovendo uma educação que dialogue com a realidade das comunidades camponesas.

O memorando também destaca a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, um dos princípios fundamentais da universidade pública. O Projeto Pedagógico de Licenciatura em Educação do Campo não apenas visa formar professores, mas também promover a interação entre a universidade e as comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura e dos saberes locais. Essa abordagem está em sintonia com os princípios da Unifesspa, que busca formar profissionais críticos e comprometidos com a transformação social, capazes de intervir de forma significativa na realidade amazônica.

Avaliação, selecção e eliminação

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