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- 01/04/2013 (Création/Production)
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Étendue matérielle et support
1 Item: folha, papel, 08p
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Histoire administrative
Universidade do Pará foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.
Decorridos mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi solenemente instalada em sessão presidida pelo Presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, em 31 de janeiro de 1959. Sua instalação foi um ato meramente simbólico, isso porque o Decreto nº 42.427 já aprovara, em 12 de outubro de 1957, o primeiro Estatuto da Universidade que definia a orientação da política educacional da Instituição e, desde 28 de novembro do mesmo ano, já estava em exercício o primeiro reitor, Mário Braga Henriques (nov. 1957 a dez. 1960).
Em 19 de dezembro de 1960, tomou posse José Rodrigues da Silveira Netto, que ocupou a Reitoria durante oito anos e meio (dez. 1960 a jul. 1969).
A primeira reforma estatutária da Universidade aconteceu em setembro de 1963, quando foi publicado o novo Estatuto no Diário Oficial da União.
Dois meses após a reforma estatutária, a Universidade foi reestruturada pela Lei nº 4.283, de 18 de novembro de 1963. Nesse período, foram implantados novos cursos e novas atividades básicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e, também, o aperfeiçoamento das atividades-fim da Instituição.
Uma nova reestruturação da Universidade foi tentada, em 1968, com um plano apresentado ao Conselho Federal de Educação. Do final de 1968 ao início de 1969, uma série de diplomas legais, destacando-se as Leis nº 5.539 e 5.540/68, estabeleceu novos critérios para o funcionamento das Universidades.
De julho de 1969 a junho de 1973, o Reitor foi Aloysio da Costa Chaves, período em que o Decreto nº 65.880, de 16 dezembro de 1969, aprovou o novo plano de reestruturação da Universidade Federal do Pará. Um dos elementos essenciais desse plano foi a criação dos Centros, com a extinção das Faculdades existentes, e a definição das funções dos Departamentos.
Em 2 de setembro de 1970, o Conselho Federal de Educação aprovou o Regimento Geral da Universidade Federal do Pará, através da Portaria nº 1.307/70. Uma revisão regimental foi procedida em 1976/1977, visando atender disposições legais supervenientes, o que gerou um novo Regimento, que foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação através do Parecer nº 1.854/77 e publicado no Diário Oficial do Estado em 18 de julho de 1978.
Clóvis Cunha da Gama Malcher tomou posse em julho de 1973 (jul. 1973 a jun. 1977), seguido por Aracy Amazonas Barretto (jul. 1977 a jun. 1981) e Daniel Queima Coelho de Souza ( jul. 1981 a jun. 1985). No exercício de 1985, o Regimento da Reitoria foi reformulado, após aprovação da Resolução nº 549, do Conselho Universitário, em 9 de dezembro de 1985, passando a vigorar até a presente data.
José Seixas Lourenço ocupou a Reitoria no período de julho de 1985 a junho de 1989, Nilson Pinto de Oliveira, de julho de 1989 a junho de 1993, Marcos Ximenes Ponte, de julho de 1993 a junho de 1997, e Cristovam Wanderley Picanço Diniz, de julho de 1997 a junho de 2001. Nos quadriênios de 2001/2005 e 2005/2009 o reitor foi o prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello. Nos períodos de 2009 a 2013 e 2013 a 2016 foi reitor o prof. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Seu segundo mandato foi interrompido em 17/05/2016 quando então renunciou para concorrer a cargo eletivo de prefeito do município de Belem. No curto período de 17/05/2016 a 05/10/2016 o vice-Reitor Horacio Schneider exerceu interinamente o cargo de Reitor da UFPA. O atual Reitor é o Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, eleito para o quadriênio 2016-2020.
Histoire archivistique
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Portée et contenu
O documento em questão é um memorando da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Marabá, datado de 1º de abril de 2013, que trata do encaminhamento de documentos relacionados ao relatório final do projeto de extensão "Microinformática Básica: Inclusão Digital e Cidadania", coordenado pela Profa. Zenaide Carvalho da Silva. O memorando é dirigido à Comissão de Extensão do Conselho do Campus Universitário de Marabá, solicitando a análise dos documentos e a indicação de um relator para apresentar um parecer na próxima reunião ordinária do Conselho.
O projeto de extensão em questão teve como objetivo principal oferecer cursos de microinformática básica para a comunidade carente de Marabá, composta por jovens e adultos a partir dos 12 anos, visando promover a inclusão digital e a cidadania. O projeto foi desenvolvido no âmbito da Faculdade de Computação (FACOM) do Campus Universitário de Marabá e contou com a participação de alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, que atuaram como monitores, mobilizando seus conhecimentos teórico-práticos para a formação dos participantes. O projeto alcançou a qualificação de 352 pessoas, promovendo a inclusão digital e contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais, além de possibilitar a inserção no mundo do trabalho e uma atuação mais crítica na sociedade.
Do ponto de vista histórico e da memória da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que posteriormente se desmembrou da UFPA, o documento reflete os esforços iniciais de expansão e consolidação das atividades de extensão no campus de Marabá. O projeto de microinformática básica representa uma tentativa de integrar a universidade com a comunidade local, promovendo o acesso ao conhecimento tecnológico e incentivando a inclusão digital em uma região com grandes necessidades socioeconômicas. Essa iniciativa é emblemática do papel da universidade em fomentar a educação e a inclusão digital, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para atuar na sociedade da informação.
Além disso, o documento ilustra os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, como a necessidade de melhorar a infraestrutura dos laboratórios de informática e estabelecer parcerias com instituições públicas de ensino fundamental e médio para ampliar o atendimento à comunidade. Apesar das limitações, o projeto demonstra o compromisso dos envolvidos com a missão de promover a educação e a inclusão digital na região, destacando a importância das ações de extensão como forma de articular o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira coerente, contribuindo para a formação acadêmica dos discentes e para o desenvolvimento social da comunidade.
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Document numérique - métadonnées
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memorando_n___104.2013.CANAR.SEC.pdf
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Texte
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