Área de identidad
Tipo de entidad
Entidad colectiva
Forma autorizada del nombre
Centro Ecumênico de Documentação e Informação
Forma(s) paralela(s) de nombre
- CEDI
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
1974
Historia
O CEDI surgiu a partir do CEI – Centro Evangélico de Informação, fundado em 1964/1965 por militantes da Confederação Evangélica do Brasil afastados após o golpe civil-militar de 1964. Em 1968, com a incorporação de militantes católicos, o CEI tornou-se Centro Ecumênico de Informação, institucionalizando-se em 1974 como CEDI – Centro Ecumênico de Documentação e Informação. Originalmente sediado no Rio de Janeiro, expandiu suas atividades para São Paulo.
O CEI publicava um Boletim Informativo com notícias críticas sobre a política brasileira e a responsabilidade social das igrejas, promovendo um ecumenismo comprometido com a justiça social. Destacam-se as publicações de suplementos sobre educação popular em 1977 e 1978, produzidos pela equipe do Nova – Pesquisa e Avaliação em Educação.
O CEDI continuou essa iniciativa com os Cadernos CEDI e a Revista Tempo e Presença, voltada para agentes pastorais e de educação popular, sendo um dos melhores periódicos ecumênicos da América Latina. Reproduções de exemplares desses veículos abordam temas educativos. A publicação "Aconteceu Especial 19 – Educação no Brasil 1987-1988" é outro exemplo significativo do trabalho do CEDI.
Durante os governos autoritários, o CEDI desempenhou papel crucial na disseminação de informações e no debate de temas importantes, com notícias de jornais de todo o país e análises de especialistas. O CEDI e o CEI mantiveram articulação com diversos organismos nacionais e internacionais, como o ISER, CESE, CEB, CESEEP, e ISAL, divulgando os princípios da educação popular e a pedagogia de Paulo Freire na América Latina.
Em 1994, o CEDI se desdobrou em quatro instituições: Ação Educativa, ISA – Instituto Sócio-Ambiental, NETS – Núcleo de Estudos e Trabalho e Sociedade, e Koinomia. Destes, apenas o NETS teve vida curta; os demais continuam ativos.
Lugares
Brasil, Rio de Janeiro.
Estatuto jurídico
Funciones, ocupaciones y actividades
Mandatos/fuentes de autoridad
Estructura/genealogía interna
Contexto general
Área de relaciones
Área de puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Occupations
Área de control
Identificador de registro de autoridad
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Família
Estado de elaboración
Final
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación, revisión o eliminación
26/06/2024
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Notas de mantención
Descrição feita por Tássio Miquéias Moreira Fernandes arquivista do Arquivo Central da UNIFESSPA