O relatório tem como objetivo geral, ampliar o conhecimento na área da Educação Escolar Indígena e que posteriormente irá beneficiar os alunos da Escola Baniwa e Coripaco, juntamente com as suas comunidades. Entre os objetivos específicos, estão: visitar as escolas “Família Agrícola”; trocar experiências vividas nas escolas; divulgar a experiência da escola Baniwa; conhecer a situação administrativa; buscar informações sobre como está o relacionamento entre o Estado e as escolas e entre outros. O relatório é resultado de uma viagem dos professores Baniwa e as lideranças que acompanharam a visita em cinco escolas “Família Agrícola” do Macapá, a visita foi financiada pelo RCA e com o apoio do ISA- Instituto Socioambiental.
O objetivo geral do relatório é ampliar os conhecimentos dos professores para melhorar cada vez mais o desenvolvimento de suas atividades na escola Baniwa e Coripaco junto com seus alunos e desenvolver um projeto de educação Baniwa no Rio Içana. Entre os objetivos específicos, estão: conhecer instituições de escola como a Universidade Federal do Amazonas, em Manaus; troca de experiências nas instituições visitadas; ampliar conhecimentos que ajude inspirar o desenvolvimento de atividades na escola Baniwa e Coripaco, e entre outros. O relatório é resultado de uma viagem de visita de algumas instituições em Manaus dos professores Baniwa. O relatório é dividido em 5 partes. Primeira: instituições do movimento indígena; segunda: órgãos governamentais de apoio aos indígenas; terceira: instituições de pesquisa e ensino; quarta: outros; e quinta: avaliação.