A matéria diz refere-se a decisão do Ministério Público Federal em acatar a ação civil pública contra a União, bem como pedindo à Justiça Federal a imediata paralisação de todas as usinas siderúrgicas ao longo da Estrada Ferro Carajás
O pesquisador Roberto Schaeffer, que estudou os impactos ambientais das usinas hidrelétricas construídas desde a década de 50, revela que o descaso com relação usina-meio chegou ao auge em Tucuruí, no qual a barragem foi construída em uma região de falhas geológicas.
A indígena Tuíra Kaiapó, em forma de protesto, levantou um facão em direção ao engenheiro José Antônio, diretor de Energia e Planejamento da Eletronorte. O evento aconteceu no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira(PA), no qual várias lideranças indígenas questionaram as atitudes da Eletronorte em relação à construção de barragens na região.
No encerramento do I Simpósio sobre a Conservação de Diversidade Biológica no Brasil, na Universidade Federal do Minas Gerais, o biólogo norte americano Kent Redford, defende a exploração racional dos recursos naturais das áreas habitadas por indígenas, seringueiros, castanheiros e pescadores na Amazônia.
A matéria diz respeito ao protesto realizado pela indígena Tuíra Kaiapó, durante o I Encontro dos Povos Indígena do Xingu. No evento, Tuíra levanta um facão em direção ao engenheiro da Eletronorte, José Antônio.
Cerca de 300 colonos, representando os quase 40 mil trabalhadores rurais do Movimento dos Atingidos pelas Barragens construídas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a Argentina, decidiram ontem em assembleia dar um prazo de uma semana à Eletrosul, responsável pelas obras, para definir uma política de reassentamento e indenização
O documento em questão é uma reportagem do jornal Jornal do Brasil, publicada em 3 de agosto de 1986, que trata da devastação da Amazônia por queimadas. A reportagem foi escrita por João Batista de Freitas, com fotos de José Roberto Serra. A reportagem tem como âmbito a região amazônica, com foco no sul do Pará, norte do Mato Grosso e Rondônia. A área total afetada pelas queimadas é estimada em 27 mil km², equivalente a 2 milhões e 700 mil hectares, o que corresponde à área do estado do Sergipe.