Cerca de 300 colonos, representando os quase 40 mil trabalhadores rurais do Movimento dos Atingidos pelas Barragens construídas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a Argentina, decidiram ontem em assembleia dar um prazo de uma semana à Eletrosul, responsável pelas obras, para definir uma política de reassentamento e indenização
A matéria diz respeito sobre a chegada de Paiaca em Altamira, após uma intervenção cirúrgica. O evento aconteceu no I Encontro das Nações Indígenas do Xingu. No qual o líder Caiapó discursou sobre o acordo entre empresários e comerciantes da região favoráveis à construção da hidrelétrica da Cararão.
O pesquisador Roberto Schaeffer, que estudou os impactos ambientais das usinas hidrelétricas construídas desde a década de 50, revela que o descaso com relação usina-meio chegou ao auge em Tucuruí, no qual a barragem foi construída em uma região de falhas geológicas.
A presidente do Centro de Desenvolvimento, pesquisa e Tecnologia do Amazonas (Codeama), Lídia Loureiro da Cruz, admitiu a possibilidade de a Eletronorte estar se preparando para utilizar o desfolhante conhecido como agente laranja, na área a ser inundada pela hidrelétrica de Balbina, no Rio Uatumã, 80 quilômetros de Manaus, no entanto a Eletronorte desmentiu a informação.
No encerramento do I Simpósio sobre a Conservação de Diversidade Biológica no Brasil, na Universidade Federal do Minas Gerais, o biólogo norte americano Kent Redford, defende a exploração racional dos recursos naturais das áreas habitadas por indígenas, seringueiros, castanheiros e pescadores na Amazônia.
A matéria diz respeito à queda nos lucros da Eletrobrás no ano de 1994. Segundo o então presidente da empresa, Antonio Imbassahy, o déficit foi causado diretamente por causa da queda na inflação.
A matéria diz respeito sobre o encerramento do I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu. O evento foi marcado por protestos contra a construção do complexo hidrelétrico de Altamira, PA. Durante cinco dias, foram reunidos representantes indígenas, ecologistas brasileiros e internacionais e políticos parlamentares. No final, setenta organizações ecologistas, sindicais de defesa dos direitos humanos e partidos políticos lançaram a proposta de uma Campanha Nacional em Defesa dos Povos e da Floresta Amazônica, exigindo a revisão dos projetos de desenvolvimento.
A matéria diz respeito sobre a venda em separado de algumas usinas hidrelétricas e termelétricas para marcar a retomada do processo de privatização do setor energético