O departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Osvaldo Cruz, foi procurado no decurso do processo para analisar as ocorrência de casos de incidência de câncer nas populações indígenas da comunidade Parkatejê. Portanto, o relatório apresenta os resultados do trabalho de uma equipe de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que realizaram um estudo exploratório de possíveis fatores de risco.
Tendo em vista a menção na literatura científica sobre a associação entre a exposição aos campos elétromagnéticos com a ocorrência de câncer, do ponto de vista epidemiológico, acredita-se ser necessário a realização de uma avaliação quanto aos impactos provocados pela operação da linha de transmissão.
Na carta o Dr. Sergio Koifman esclarece dúvidas sobre os ricos dos circuitos de alta tensão à saúde da pessoas que estão frequentemente expostas a essas linhas de transmissão. Sergio ainda cita estudos científicos sobre o assunto chegando a conclusão de que a exposição a alta tensão elétrica pode causar sérios danos à saúde.
A carta diz respeito sobre a realização de uma avaliação mais ampla sobre a ocorrência de câncer em comunidades indígenas vivendo nas proximidades de linhas de transmissão elétrica no país.