Na carta, a comunidade relata à Iara que outras pessoas estão mexendo na Terra, no entanto com a ameaça de envolver a Funai e as Forças Armadas, pelo Presidente, os indígenas decidem não levar esse problema adiante. Ademais, a carta também aborda casos de sarampo entre as crianças, mas que já estava tudo bem.
A carta traz as informações sobre o endereço, telefone e o gasto com o dinheiro recebido, no entanto a comunidade enfatiza na carta que o dinheiro não deu para comprar caderno
O Contrato diz respeito sobre o Convênio celebrado entre a Companhia Vale do Rio Doce e a Comunidade Indígena Parkatejê. Que tem como objetivo dar assistência à população indígena da Área Indígena Mãe Maria, cujas terras são atravessadas pela Estrada de Ferro Carajás.
As ações desenvolvidas no âmbito do Convênio Companhia Vale do Rio Doce na Terra Indígena Mãe Maria serão seguindo uma metodologia participativa e interdisciplinar, de acordo com as áreas de atuação, com supervisão de cunho antropológico. Nas áreas da saúde,educação, atividades econômicas e entre outras.
No documento a CVRD apresenta 12 pontos à Comunidade Indígena Parkatêjê, como forma de ressarcimento pela passagem da Estrada de Ferro. Entre eles, destinar a importância de três bilhões de cruzeiros à constituição de um fundo de recursos para custear projetos de interesse da Comunidade Indígena.
Recebimento do planejamento referentes ao pagamento para exploração de uma jazida de cascalho, situada em terras pertencentes a comunidade indígena Parkatêjê, a área demarcada para retirada do cascalho será explorada enquanto houver material de interesse para a CVRD.
O documento apresenta alguns dos programas a serem realizados pelo convênio CVRD-FUNAI, entre eles estão: demarcação do limite sul, com cercas de arames, providências para remoção do loteamento Flexeiras e outras demandas na área da saúde, educação e agricultura.
No documento a CVRD reconhece os danos causados à Comunidade Indígena Parkatejê em decorrência da passagem da ferrovia, bem como a necessidade de ressarcimento desses danos. Na reunião a CVRD se compromete a arcar com as despesas dos técnicos indicados pelas comunidades para a elaboração dos projetos e entre outras medidas de acordo com o convênio